segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Alegria dos Santos (Sl. 4)

O nosso país é conhecido, entre outras coisas, por sua beleza natural e alegria. Apenas como algo ilustrativo, menciono que são muito curiosas as descrições encantadas dos viajantes estrangeiros do século XIX quando se deparam, em especial, com a baia de Guanabara.

Um dos fenômenos que contribuem para exaltar o conceito da alegria de nossa gente, é a festa de carnaval intensamente vista e apreciada em boa parte do mundo. Nestes dias de festividade nacional, a, digamos, descontração das pessoas se torna mais evidente por meio de noticiários que mascarando os fatos, apresentam apenas o aspecto festivo que, diga-se de passagem, de gosto duvidoso, mas, esconde o aumento do consumo de bebidas, drogas, criminalidade, estupros, acidentes de carro, violência, atropelamentos, etc.

A alegria é com muita frequência confundida com manifestações externas de descontraída emoção, sem percebermos que estas manifestações tão efusivas também podem passar com muita rapidez à depressão e angústia, deixando um rastro de grande dor e amargura.

Para muitas pessoas, a quarta-feira torna-se simbolicamente a quarta-feira de cinzas, quando podem constatar os grandes equívocos que cometeram em nome de uma suposta alegria, em geral tão passageira e de tão graves consequências. Neste caso as consequências deixam profundas e intensas marcas de remorso, não de arrependimento. Contudo, nada tão grave que não seja apagado em um ano, quando estarei novamente bem disposto a atos semelhantes ao som e no ritmo de
minha sensualidade.

O Salmo 4 também nos fala de alegria, mesmo em meio a uma série de incertezas do salmista. Analisemos o texto.

Continue lendo...

Um comentário:

  1. Muito bonita e profunda a mensagem.

    Temos que saber realmente discernir a alegria carnal da alegria espiritual. a alegria que vem da embriagues das coisas mundanas e a alegria do alimento da palavra de Deus.

    Um forte abraço,

    Renan Maia

    ResponderExcluir