sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os Perseguidos: Assumindo o preço da contracultura cristã (Mt 5.10-12)

    Jesus Cristo no primeiro sermão ou série de sermões proferidos às multidões, fala de perseguição e sofrimento; ele não apresenta um caminho colorido, repleto de falsas esperanças, antes, nos adverte que se quisermos seguir os Seus ensinamentos devemos estar preparados para ser caluniados, difamados e perseguidos. De pacificador passamos a perseguidos. A paz proposta pelo Senhor envolve a fome e sede de justiça. Esta paz não costuma ser bem-vinda. Daí a perseguição.

Aliás, isto não seria nenhuma novidade para aqueles que tivessem como projeto de vida a fidelidade a Deus: “.... Pois assim perseguiram (diw/kw) aos profetas que viveram antes de vós” (Mt 5.10). Mais tarde Estevão faria publicamente esta acusação aos judeus indicando a situação de freqüente perseguição imposta aos profetas de Deus: Qual dos profetas vossos pais não perseguiram (diw/kw)? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos(At 7.52).

    Juntamente com os princípios orientadores e identificadores dos cristãos, há promessas e, também, a descrição, ainda que sumária, das consequências da adoção desta ética do Reino.Os cristãos são diferentes e, por isso mesmo devem saber que lhe esperam perseguições. O cristianismo não nos propõe a ser uma versão melhorada do velho homem, antes a uma transformação total; um nascer de novo. Daí o conflito de essência, consequentemente de valores, perspectivas e comportamento.Podemos fazer e eco a Rookmaaker (1922-1977): “É difícil para qualquer cristão viver em um mundo pós-cristão”. Para continuar a leitura clique aqui

Um comentário:

  1. Olá professor, estou aqui em teu blog fazendo uma visita e também agradecê-lo por permitir ser uma benção como professor. Obrigada pela influência.
    Querido fique na paz do perfeito Deus...
    Luciana Siqueira

    ResponderExcluir